quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desafios do profissional de Serviço Social dentro da reestrutuação produtiva


Dentro da reestruturação produtiva o profissional de Serviço Social enfrenta um duplo desafio na sua práxis.

 O primeiro se trata de identificar as bases da reestruturação dentro da crise do capitalismo contemporâneo assim, como a influência da classe burguesa e do Estado para a compreensão do contexto social e, o segundo é mediar através das práticas e metodologias do Serviço Social as transformações no processo de trabalho.

A crise do capital ocorre devido as dinâmicas da economia e da política vigente que modificam a reestruturação produtiva por implicarem processos macrossociais que afetam a vida e, consequentemente as práticas sociais, onde o profissional de Serviço Social atua, intervindo nos impactos da divisão e técnica do trabalho que trazem demandas à profissão. Demandas estas, que se manisfestam pelo projeto teleológico do sujeito demandante, no que se diz respeito ao atendimento de suas necessidades sociais.

Sendo assim, a principal tarefa para os profissionais do Serviço Social na atual conjuntura é, justamente, identificar esse conjunto de necessidades tanto da classe trabalhadora quanto do capital, pois geram reflexos no processo do meio de produção e reprodução que acabam afetando as relações sociais ligadas a relação de forças dentro da sociedade capitalista contemporânea, elaborando desta forma, estratégias para o enfrentamento da crise do capital à manutenção do processo de reprodução social, buscando a flexibilização de uma nova classe trabalhadora e uma nova cultura.

Em suma, "...todo o processo conhecido como reestruturação produtiva nada mais é do que a permanente necessidade de resposta do capital às suas crises...", segundo Dias (1997:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário