sábado, 4 de maio de 2013

Projeto profissional e projeto societário

O projeto profissional é um projeto coletivo relacionado as profissões, que para conquistar sua hegemonia é necessário que haja um corpo profissional sólido, forte e uma organização dos membros da categoria. Tem caráter de âmbito microeconômico, como por exemplo entidades como CFESS, CRESS, ABEPSS, entre outros.
 
O projeto societário é considerado, também, um projeto coletivo mas, com propostas e demandas para atender uma sociedade a ser construída, com amplitude e inclusividade no âmbito macroeconômico. Possui dimensões políticas, não necessariamente partidárias mas, estabelece uma relação de poder dentro do projeto hegemônico.
 
O projeto societário se relaciona com o projeto profissional, mesmo em sintonia, entra em conflito diversas vezes devido as divergências hegemônicas do projeto teleológico. Principalmente, quando o projeto profissional atende a classe trabalhadora, subalterna e, menos favorecida se contrapondo com as classes sociais e dominante do projeto societário do capital.
 
Tanto o projeto societário quanto o projeto profissional sofrem transformações sociais, renovações e mudanças socioeconômicas decorrentes do contexto histórico, cultural que se apresentam devido ao pluralismo.
 
Glaucia Vargas

6 comentários:

  1. Mtoo boa sua resposta, me auxiliou bastante. bjus

    ResponderExcluir
  2. Mtoo boa sua resposta, me auxiliou bastante. bjus

    ResponderExcluir
  3. O projeto profissional do Serviço Social brasileiro é fruto de expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias. Esse projeto profissional constitui um universo heterogêneo, visto que os membros da categoria profissional são necessariamente indivíduos diferentes, sendo seu corpo profissional uma unidade não homogênea, mas uma unidade de diversos. Nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes. (IAMAMOTO, 2009, p. 223).

    alguem poderia me esclarecer esta afirmativa de iamamoto

    ResponderExcluir
  4. Resumo do projetos profissionais com o conceito características centralidade do projeto propósito social

    ResponderExcluir